Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Hamsters e suas variadas especies

Há algum tempo ganhei da minha tia uma hamster síria assim que a vi me apaixonei e comecei a estudar sobre todas as espécies dessa fofa criatura. O que mais me chamou atenção foi o Hamster Roborovsk.. mas enfim, isso é um outro assunto. Vamos então falar sobre as várias espécies dessa fofa criaturinha..

Para começar, irei separar as espécies entre selvagens e domesticáveis de acordo com a possibilidade de domesticá-los ou não.

SELVAGENS

Hamster-Comum

hamster-comum, é originário do Norte e Leste da Europa e parte da Ásia. É um animal que se encontra em estado selvagem e ao mesmo tempo domesticado.






Mesocricetus newtoni


Bom não encontrei muitas informações a respeito dessa espécie, o que encontrei foi que é uma espécie de roedor da família Cricetidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Bulgária e Romênia.





Hamster turco
Hamster Turco é um Mamífero do Grupo dos Roedores. É encontrado na Europa e Ásia. Tem várias cores pelo corpo, como marrom, cinza, preto e branco. Assim como outras Espécies de Hamsters, Existem Indivíduos de Hamster Turco Selvagens e Domesticados. Na Natureza o Hamster Turco Se Refugia em tocas para escapar de predadores. Alimenta-se de Vegetais. O Hamster Turco Tem vários Filhotes Por Gestação. É uma espécie de hamster intimamente relacionado com o hamster sírio  é usado em laboratórios como cobaia, não é muito usado como animal de estimação por ser agressivo.




As especies a seguir nao encontrei muitas informações por isso vou colocar só os nomes delas ;) 

  • Mesocricetus raddei - Hamster Ciscaucasiano
  • Cricetulus alticola - Hamster Ladak
  • Cricetulus barabensis - Hamster Listrado Chinês
  • Cricetulus curtatus - Hamster Mongol
  • Cricetulus eversmanni - Hamster de Eversmann
  • Cricetulus kamensis - Hamster Tibetano
  • Cricetulus longicaudatus - Hamster de Cauda Longa (menor)
  • Cricetulus migratorius - Hamster ArmenoCricetulus tritonkeeypoiuytr
  • Cricetulus obscurus
  • Cricetulus pseudogriseus - Hamster de Cauda Longa (maior)


DOMESTICÁVEIS


Hamster Sírio

Chegamos aos hamster domésticos. os hamster sírios são os mais comuns em cativeiro. Bom, eu tenho uma hamster síria ( nina) e la é muito linda, os sírios são o que se pode chamar de individualistas, ou seja, não coloque outro hamster na mesma gaiola ( a não ser que sejam irmãos) pois eles vão brigar. eu particularmente ja vi uma hamster começar a bater nos filhotes depois que eles atingem uma certa idade ( mais ou menos 20 dias). tirando isso, eles são muito doceis e podem atingir até 17cm.  Para distinguir um macho de uma fêmea basta olhar para a cauda deles ( observar a figura 1). os hamster sírios tem vários tipos de cores mas todos são sírios.

 Normalmente a fêmea fica no cio de 5 em 5 dias e ele dura em torno de 4 a 24horas.
figura 1




























Hamster anão russo Campbell

 O hamster anão russo ,também chamado por erro de Hamster Chinês ,é um hamster de preferência para as pessoas que querem um hamster menor e mais sociável,ele pode ser colocado em uma gaiola menor ,mas contando que tenha rodinha ,comedouro ,bebedouro e serragem .Este hamster faz parte do grupo de pequenos hamsters do gênero Phodopus  , que inclui o hamster anão russo  winter white,o anão russo Campbell  ,o hamster roborovski, e o hamster Chinês ,saibam que o hamster roborovski é o chinês ,são proibidos no Brasil,aquele hamster chinês que está a venda nos pet shops são na verdade anões russos.  eles podem chegar até 12cm.




Hamster Anão Russo Winter-White - também chamado de Hamster Djungariano ou Siberiano (branco invernal)


Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Cazaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. O nome Winter-White, que pode ser traduzido como "Branco-Invernal", é devido à tendência que possui de se tornar branco no inverno. Nesta época, quando os dias são mais curtos, a pelagem do hamster pode se tornar mais clara, apresentar manchas brancas ou mesmo se tornar completamente branca. A finalidade desta transformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve de inverno. Caso contrário, sua cor escura ,sob o fundo branco de neve, atrairia seus predadores. Em geral, o Winter-White não se reproduz quando sua pelagem está branca. Também conhecido como Hamster Siberiano (não confundir com o Sírio!), o Winter-White é mais compacto que o Anão Russo Campbells, tem olhos mais proeminentes e uma espinha curvada, que lhe confere um aspecto ovalado. Esse hamster é raro em lojas de animais.  a cor original do hamster Anão Russo Winter-White é cinza escuro, com o subpêlo cinza ainda mais escuro. Também existem diversas outras variedades, como o safira (violeta-acinzentado), o imperial (com a barriga branca) e o pérola (branco com ricos coloridos pelo corpo). eles podem chegar até 10cm.




Hamster chines 
O hamster chinês possui uma seção de corpo alongada entre as pernas e sua cauda é mais longa do que a de outros hamsters, eles são considerados mais finos e longos se comparados aos outros primos famosos.  Quando adultos portanto eles devem ser longos e delgados, bem tonificados, mas não magros. Sua pelagem é curta e densa e deve ter uma aparência muito suave, ajudando a realçar o olhar muito elegante do hamster. Estes hamsters têm um comprimento médio de cerca 8 centímetros e geralmente um tempo de vida estimado em 2 anos, se você tiver alguns cuidados essenciais seu amiguinho pode viver porém até 3 anos.






Hamster Roborovski

Então, como disse no começo desse post, o hamster roborovsk e um dos que acho mais fofos (claro que a nina é a mais fofa neh?!)  
As características que distinguem os Roborovskis são a parte branca que eles têm no lugar onde seriam as sobrancelhas e a falta de listras no dorso que geralmente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade – é o máximo que um hamster doméstico vive.Eles são muito curiosos, entretanto facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando socializados desde pequenos dormem juntos em um só lugar. Suavelocidade os tornam um animal inadequado para crianças, que geralmente gostam de tê-los na mão e afagá-los. Eles são muito apegados ao dono quando são introduzidos desde filhotes. Eles têm um bom temperamento e raramente mordem. Na medida em que crescem até atingirem aproximadamente o tamanho do polegar de um adultoPor causa do seu tamanho e características, eles são cômicos quando os observamos em grupos sociais. Se mantidos juntos em pares sexuais ou grupos, os Hamsters Roborovski normalmente começam a dar cria na primavera seguinte ao ano em que a fêmea nasceu. As fêmeas em geral ficam estéreis em torno de 24 meses de idade, mas os machos normalmente são férteis a maior parte de suas vidas.Eles quando fogem são complicados de encontrar e de apanhar devido á sua velocidade , tamanho e cor e por isso , não o soltem caso vocês consigam comprar um ( no Brasil e proibida a venda desses hamster mas tem algumas pessoas que conseguiram comprar).








É isso. Espero que esse post tenha sido últil. se tiverem ideias para postagens é so avisar. Abraços.




10 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Rita vou ler os conteúdos que me passou e atualizarei alguns posts.. Adoro aprender coisas novas sobre essas pequenas criaturinhas rsrs

      Excluir
  2. Minha hamister bonny esta com quedas de pelos mas só na região do pescoço será que é sarna

    ResponderExcluir
  3. ola hamest chines hiberna ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, recentemente meu blog estava parado, então estou começando a respondes as perguntas que estavam recentes agora srs. Desculpe a demora. Bom, fiz umas pesquisas e os hamsters que geralmente hibernam são os sírios e os anões russos. Mas, se você achar que seu hamster está hibernando pode tentar aquecê-lo e estimular movimentos nele massageando-o. Mais uma vez desculpe a demora, o blog estava parado a um ano rsr

      Excluir
    2. Olá, recentemente meu blog estava parado, então estou começando a respondes as perguntas que estavam recentes agora srs. Desculpe a demora. Bom, fiz umas pesquisas e os hamsters que geralmente hibernam são os sírios e os anões russos. Mas, se você achar que seu hamster está hibernando pode tentar aquecê-lo e estimular movimentos nele massageando-o. Mais uma vez desculpe a demora, o blog estava parado a um ano rsr

      Excluir
  4. Parabens,poucas pessoas c dedicam tanto a esses adoraveis bichinhos =) Vim qqui pois vou ganhar meu primeiro Hamster. Q Deus t abençõe ♥

    ResponderExcluir
  5. Queria Ter Um Hamster Anão Russo Winter White.

    ResponderExcluir
  6. tenho um casal de sírios... estou amando.

    ResponderExcluir